As vantagens de um software sob medida

O uso da tecnologia pelas empresas há algum tempo deixou de ser um diferencial para se tornar uma questão de sobrevivência. Afinal, sistemas e aplicações com as mais diversas finalidades otimizam as operações, aumentam a produtividade, geram dados que auxiliam na tomada de decisão, reduzem custos e auxiliam na experiência do consumidor. Nesse contexto, implantar um software sob medida gera ainda mais benefícios.

Isso porque são recursos tecnológicos desenvolvidos ou adaptados para atender às demandas específicas de uma organização. Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque quer saber mais sobre a ferramenta e como ela auxilia o seu negócio. Acompanhe este conteúdo, pois é sobre isso que vamos falar!

O que é um software sob medida?

Atualmente, é possível encontrar inúmeras opções de sistemas para os mais diversos objetivos. Inclusive, os números do setor são bastante promissores. Para se ter uma ideia, segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020, da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) em parceria com o IDC (International Data Corporation), o setor teve um aumento de 10,5% em 2019, o que equivale a um faturamento de R$ 161,7 bilhões.

Todavia, há alguns casos em que as opções disponíveis não oferecem todas as ferramentas de que uma organização precisa para atingir os seus objetivos em relação à tecnologia. Para suprir essa necessidade é que existem os softwares sob medida, criados para estar de acordo com as necessidades corporativas específicas.

Qual é a diferença entre software sob medida, customizado e pronto?

Na mesma medida em que a oferta de soluções tecnológicas só aumenta, os métodos de comercialização de softwares também variam, de modo a atender a diferentes demandas. Veja os três modelos disponíveis para contratar.

Software pronto

Desenvolvidos com funcionalidades padronizadas, são configurados a nível de usuário, conforme preferências e necessidades. Também são definidos como softwares criados de maneira uniforme e vendidos em massa, na maioria das vezes com pacotes de licença, como o é o caso da Adobe ou do Microsoft Office.

Software customizado

Os softwares customizados contam com desenvolvimento similar aos prontos, mas a diferença é que há a possibilidade de personalização de módulos ou funcionalidades. Neste formato, durante ou após a entrega, as empresas solicitam adaptações geralmente disponibilizadas como serviço de consultoria.

Software sob medida

O software sob medida é o sistema planejado e desenvolvido, desde as primeiras etapas, para atender às solicitações específicas de uma companhia. Para que os resultados sejam realmente satisfatórios, é importante que se realize uma análise interna aprofundada, a qual envolva demandas, responsáveis pela utilização do sistema e objetivos a curto, médio e longo prazos.

Quais são as vantagens de um software sob medida?

Antes de listarmos os benefícios de um software sob medida, é importante frisar que o modelo, assim como os outros citados, é voltado para características específicas, como demandas, orçamento e outros fatores. Veja agora algumas razões para investir no formato.

Maior personalização

Certamente, o principal diferencial desse tipo de sistema é a completa personalização. Isso faz com que existam todos os recursos e funcionalidades capazes de melhorar a gestão e os resultados, os quais são escaláveis e adaptáveis conforme as mudanças ocorrem.

Bom custo-benefício

Como é de se imaginar, implantar um software sob medida tem um custo de investimento inicial maior do que os sistemas prontos. No entanto, por ser desenvolvido de forma totalmente personalizada, ao longo do tempo, eles trazem economia em relação à necessidade de investimentos em outras soluções. Além disso, a otimização de processos gerada por um software sob medida contribui diretamente com o aumento da lucratividade.

Implantação facilitada

Por ser planejado desde o início para estar de acordo com as demandas organizacionais, os processos de implantação ocorrem mais facilmente. Na prática, há a criação de um cronograma de instalação de cada funcionalidade, envolvendo os diferentes departamentos. Desse modo, ao contrário dos sistemas prontos, o formato não requer a paralisação das atividades, bem como está menos sujeito a erros.

Mais flexibilidade

A flexibilidade é uma das principais vantagens de um software sob medida. Isso porque o modelo acompanha a evolução das empresas, já que será sempre adaptado às expansões e necessidades que surjam ao longo do tempo.

Treinamento mais rápido

Independentemente do modelo de software escolhido, uma das etapas mais importantes é a do treinamento dos usuários. Afinal, por mais eficiente que seja uma solução, os responsáveis devem conhecê-la a fundo para que façam um bom uso.

No caso do software sob medida, essas capacitações são mais rápidas, já que a tecnologia é desenvolvida para estar de acordo com o funcionamento de cada negócio.

Otimização das operações

Outra vantagem que vale a pena ser citada é a otimização dos processos organizacionais. Como o software sob medida é projetado para atender a demandas individuais, automaticamente ele chega numa empresa para melhorar ações que já vinham dando certo e suprir gaps que prejudicam os resultados.

Quais são os desafios no uso de um software sob medida?

Implantar um software sob medida também traz alguns obstáculos para as organizações. Para começar, trata-se de uma solução de custo inicial maior do que os sistemas prontos, o que torna a tarefa um pouco mais complicada para pequenas empresas.

Outro desafio é o relacionado à falta de conhecimento sobre os processos internos, algo que impede um desenvolvimento adequado deste tipo de solução.

Como você viu, os sistemas sob medida auxiliam significativamente a rotina empresarial e os resultados. Tem alguma dúvida ou pergunta sobre o assunto? Comente aqui para que a gente ajude a resolver!

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo