Aplicativo de vendas: vale a pena construir um?

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Digital Turbine, revelou que 92% dos brasileiros fazem compras pelo celular. Desses, 68% preferem comprar pelo smartphone do que pelo computador. Em contrapartida, para que os consumidores optem por determinada marca em relação aos concorrentes, é preciso que tenham uma experiência de compras satisfatória, o que inclui a presença […]

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Digital Turbine, revelou que 92% dos brasileiros fazem compras pelo celular. Desses, 68% preferem comprar pelo smartphone do que pelo computador. Em contrapartida, para que os consumidores optem por determinada marca em relação aos concorrentes, é preciso que tenham uma experiência de compras satisfatória, o que inclui a presença em multicanais. Nesse contexto, o desenvolvimento de um aplicativo para vendas pode vir a agregar de forma positiva.

Mas afinal, quando vale a pena construir este tipo de app? Pensando em esclarecer o assunto e tornar essa decisão mais fácil para as empresas, desenvolvemos este conteúdo. Confira e saiba se a ferramenta pode ser válida para o seu negócio.

Por que construir um aplicativo?

Cada vez mais, as empresas estão implementando o conceito de omnichannel, de forma a estarem presentes no maior número de canais possíveis, como site, telefone, chats e redes sociais, com o objetivo de facilitar a relação com o consumidor, oferecer uma boa experiência de compras e aumentar as vendas.

Os aplicativos estão entre essas ferramentas, permitindo que os clientes tenham um contato mais próximo com a marca. Seja para conhecer produtos ou simplesmente tirar dúvidas, o consumidor saberá onde encontrá-la. Essa disponibilidade ofertada pelos diversos meios de contato agrega valor e estreita o relacionamento do cliente com a empresa, o que, consequentemente, gera melhores resultados para a companhia.

Isso sem contar que os apps são capazes de executar ações com mais rapidez que um site, já que armazenam a maior parte dos dados localmente, ao contrário dos sites, os quais recebem as informações de um servidor. Eles também podem se utilizar de diversas funcionalidades dos celulares, como câmera, QR codes, GPS, leitor de impressão digital, facilitando diversos processos de compra.

Além disso, há uma experiência mais imersiva a partir de efeitos visuais personalizados, usabilidade e elementos que tornam as percepções agradáveis e positivas, contribuindo para a fidelização.

Por que investir num aplicativo de vendas?

Segundo uma pesquisa divulgada pela App Annie, empresa norte-americana de dados do mercado de aplicativos, o brasileiro tem em média 80 aplicativos instalados no celular, bem como passa cerca de 200 minutos por dia conectado a eles.

Os aplicativos de vendas são ferramentas criada especialmente para que as empresas possam ter mais controle e mobilidade em sua rotina comercial através do celular. Os recursos de cada app podem variar, mas há um objetivo em comum: facilitar a realização das compras pelos consumidores e aumentar a lucratividade.

O recurso que já faz parte do dia a dia dos usuários da internet para a realização de diversas ações, como procurar produtos e serviços que desejam. Inclusive, o hábito de utilizá-los para compras remotas continua crescendo no Brasil.

Para se ter ideia, a edição de setembro de 2021, da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, apontou que 86% dos consumidores fizeram pelo menos uma compra através de aplicativo ou site móvel durante o período analisado.
Há diversas marcas que vêm investindo e obtendo excelentes resultados com os apps. Um exemplo é o Magazine Luiza, que teve 76% do total de vendas da empresa pelo mobile, o que inclui o aplicativo, em 2020. Dados como os citados mostram que, se for uma estratégia bem executada, as marcas podem ter ótimos resultados em vendas.

Nesse sentido, é possível tanto criar um aplicativo do zero, o que neste caso implica em custos com desenvolvimento, marketing, publicidade, equipe, entre outros, quanto investir nos aplicativos de marketplaces.
Entre os mais conhecidos estão o Mercado Livre, OLX, B2W (Lojas Americanas), Magazine Luiza, Amazon, Casas Bahia, Madeira Madeira, Zatini, Dafiti e Wallmart. Alguns deles vendem uma grande variaedade de produtos, enquanto outros, como a Dafiti e a Madeira Madeira, atuam com nichos específicos.

Para saber qual é o modelo mais indicado para uma empresa, é necessária a realização de análises de mercado, da concorrência e de custos, além de estudos sobre os objetivos do negócio e planejamento. Fato é que desenvolver um app do zero permite total personalização, o que vai de encontro às características do público-alvo e às necessidades de cada marca.

Vantagens do aplicativo de vendas

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma ideia do que um aplicativo de vendas por fazer pelo seu negócio, não é mesmo? Conheça agora algumas vantagens:

1. Melhora a usabilidade dos consumidores

Por mais que os sites sejam responsivos, muitas vezes não entregam a experiência que os consumidores esperam, por motivos como lentidão, falta de funcionalidades condizentes com smartphones, entre outros.

Já os apps são criados especificamente para o mobile, tendo melhor performance em relação à usabilidade, promovendo uma experiência mais agradável, personalizada e sem travamentos como pode ocorrer com os sites.

2. Gera notificações para o usuário

Se o cliente faz o download do aplicativo de vendas de uma marca e o mesmo roda em segundo plano, ele passa a receber notificações sobre novos produtos, promoções, campanhas e muito mais. Assim, está sempre sendo lembrado da empresa, o que aumenta as chances de vendas quando houver necessidade de adquirir algum item.

3. Canal direto de vendas

Um aplicativo de vendas personalizado é um ambiente onde a empresa é o centro das atenções. Assim, ele atua como um canal permanente de negócios, trazendo todas as vantagens de uma loja on-line, porém disponível diretamente no celular.

Além disso, não é preciso mobilizar um time de vendas para ficar à disposição, já o app pode se encarregar de realizar muitos processos de forma automatizada.

 

4. Valorização da marca

Manter a marca fortalecida é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Nesse contexto, ter um aplicativo de vendas reforça a ideia de que a mesma está se esforçando para otimizar cada vez mais a experiência de compra, bem como estreitar laços com os clientes.

Esses, por sua vez, têm à disposição uma ferramenta para manter-se em dia com os produtos e serviços oferecidos, conhecer novidades e fazer contato se necessário.

Vale frisar que estes recursos não são mais novidade, então certamente a concorrência já investe neles e estão ganhando consumidores.

5. Fidelização de clientes

Os aplicativos são uma nova forma de relacionamento do cliente com a marca. Consequentemente, ele ajudará a estreitar laços e facilitará o acesso do público até os serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa . Além disso, através do novo canal, tanto os leads quanto os clientes ganham em agilidade na compra, recebem alertas personalizados, promoções especiais e outros recursos que podem ajudar no processo de fidelização. Isso ocorre pois os consumidores terão acesso ao que buscam, na praticidade que um aplicativo pode oferecer, otimizando sua experiência de compra com a empresa. Fator que pode ser determinante em uma tomada de decisão de compra futura.

6. Possibilidade de personalização

A personalização certamente é um dos principais diferenciais de um app próprio. Isso porque é possível criar os recursos mais interessantes, tanto para a gestão da empresa quanto para a experiência do cliente, integrando todas as necessidades.

Desafios do aplicativo de vendas

Assim como em qualquer outra estratégia, criar um aplicativo de vendas também traz alguns desafios para os negócios. Alguns deles são:

– altos custos de criação e manutenção, o que pode se tornar inviável para pequenos negócios. Nesse sentido, pode valer a pena contratar fornecedores que desenvolvem apps, ao invés de fazer isso internamente;
– falta de profissionais especializados dentro da empresa, o que é necessário porque a criação de aplicativos depende do desenvolvimento de códigos diferentes conforme a plataforma, bem como atualizá-los frequentemente;
– dificuldades na inovação, pois já existem muitos aplicativos de vendas no mercado, o que requer uma boa dose de criatividade. Do contrário, oferecer “mais do mesmo” pode significar insucesso.


Apesar dos obstáculos a serem superados, sempre é possível encontrar alternativas para fazer parte desta tendência e vender mais através da internet mobile.

Se está buscando ferramentas para alavancar suas vendas, podemos te ajudar a desenvolver um aplicativo personalizado que atenderá todas as necessidades da sua empresa e dos seus consumidores.

Entre em contato para entender melhor dos nossos serviços e de como podemos te ajudar.


Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre este e outros assuntos!

entre em contato com a imaginedone

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Artigos Relacionados

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo