Einstein Analytics: conheça a ferramenta da Salesforce

A análise de dados da empresa é uma tarefa indispensável e essencial, mas que pode tomar muito tempo sem a utilização da plataforma correta. A Salesforce oferece várias opções de melhoria para pequenas, médias e grandes empresas. Entre elas está o Einstein Analytics, plataforma de Business Intelligence que utiliza da inteligência artificial para auxiliar na […]

A análise de dados da empresa é uma tarefa indispensável e essencial, mas que pode tomar muito tempo sem a utilização da plataforma correta. A Salesforce oferece várias opções de melhoria para pequenas, médias e grandes empresas. Entre elas está o Einstein Analytics, plataforma de Business Intelligence que utiliza da inteligência artificial para auxiliar na criação de análises aprofundadas e preditivas sobre clientes e negócios, as quais se transformam em insights valiosos para tomadas de decisão de alta performance.

Inclusive, as ferramentas de analytics são cada vez mais indispensáveis para organizações que buscam compreender melhor seus processos, criar ações embasadas em dados relevantes e oferecer uma experiência de excelência ao seu público.

Na prática, isso pode se transformar em diferencial competitivo, relacionamentos positivos com consumidores, vendas ou lucratividade. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post!

Como ferramentas de Analytics e de Análise Preditiva ajudam empresas?

Para que você entenda melhor como o Einstein Analytics auxilia o seu negócio, é importante que conheça os conceitos de Analytics e Análise Preditiva. Esses recursos utilizam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de inteligência artificial e machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros. Entre as fontes disso tudo, estão sistemas legados e aplicações empresariais.

O objetivo é gerar planejamentos estratégicos eficientes, bem como execução de ações cada vez mais acertadas. Apesar de as ferramentas de análises já existirem há décadas, nos últimos anos foram impulsionadas pelas tecnologias disruptivas da transformação digital.

Isso significa que os softwares vêm se tornando cada vez mais interativos e fáceis de usar, fazendo com que dados estruturados sejam integrados à rotina de analistas e especialistas de negócios no mundo todo, não sendo uma exclusividade de profissionais de TI.

Hoje, os recursos aplicados em soluções de análise de dados são cada vez mais expressivos. Para se ter uma ideia, gigantes da tecnologia como Google, Amazon e Microsoft investiram cerca de 20 bilhões de dólares nesse tipo de sistema em 2017. Esse valor é o mesmo que foi aplicado nos três anos anteriores somados.

Outro exemplo de empresa que já implementou as análises preditivas em seus processos é a Lenovo. Um dos objetivos foi entender melhor os pedidos de garantia dos clientes, o que gerou uma redução de 10% a 15% dos custos da companhia.

Inteligência de negócios, aumento de produtividade, economia e experiências positivas em todos os canais de relacionamento são apenas alguns dos benefícios das soluções de Analytics e Análise Preditiva.

O que é o Einstein Analytics da Salesforce?

O Einstein Analytics é uma plataforma de análises de clientes e negócios baseada na nuvem e otimizada para dispositivos móveis. O intuito é promover inteligência de negócios a partir da integração de dados volumosos coletados em inúmeros sistemas e canais, como CRMs, ERPs e redes sociais, promovendo uma atuação preditiva.

A solução da Salesforce é voltada para análises mais complexas, interativas e estratégicas, trazendo recursos que alguns dashboards e relatórios padrões não oferecem.

Veja algumas utilidades da plataforma:

  • análises preditivas com o Einstein Discovery;
  • maior capacidade do conjunto de dados, suportando milhares de linhas;
  • conexão a dados externos de inúmeras fontes;
  • avaliação de dados históricos;
  • otimização para mobile;
  • insights de previsão gerados por inteligência artificial aumentada e machine learning;
  • filtros de buscas ilimitados;
  • automatização de processos com aplicativos pré-construídos;
  • segurança e escalabilidade conforme a demanda dos negócios;
  • criação de aplicações personalizadas.

Quem busca por sistemas similares encontrará algumas opções no mercado, como é o caso da Looker, Clari, Zoho Analytics, Zendesk Sell e Veloxy. Nesse aspecto, é essencial comparar o custo-benefício de cada solução, o que envolve funcionalidades, tecnologias, suporte, integrações, investimento, entre outros pontos.

Quais são as principais funcionalidades do Einstein Analytics?

As análises de inteligência artificial do Einstein Analytics não mostram somente o que já aconteceu, mas também orientam as empresas para o futuro, já que preveem os resultados e oferecem recomendações de ações a serem tomadas diretamente nos aplicativos utilizados no dia a dia. Para que o funcionamento fique mais claro para você, confira os principais recursos na sequência.

Dashboard

Os painéis da plataforma contam com vários gadgets para que as análises sejam facilitadas. Além disso, utilizam de elementos como gráficos e tabelas, os quais auxiliam na organização e visualização dos dados, atributos essenciais para que gerem valor.

É importante frisar que a solução foi desenvolvida para ir além de métricas como desempenho de equipes, volume de leads e taxas de conversão. Ela traz novas visões do pipeline de vendas, insights sobre a experiência dos clientes em diversos pontos de contato e análises históricas fundamentais na hora de planejar os próximos passos com inteligência.

Dataflow

O recurso de fluxo de dados do Einstein Analytics permite que as informações sejam manipuladas de forma personalizada e eficaz. Na prática, é possível adicionar mudanças a determinado fluxo para extrair informações ou conjuntos de informações do Salesforce, bem como unir dados de mais de um conjunto e deixá-los para consulta.

A modificação de dados usando o Dataflow Builder na plataforma deve ser feita por meio das seguintes etapas:

  • criação do design de fluxo de dados e identificação de quais transformações são necessárias;
  • integração de dados externos em um conjunto (chamados de “Edmart”);
  • configuração do novo arquivo de definição com o fluxo de dados ou construtor de conjuntos;
  • início do processo, monitoramento e solução de falhas ou problemas que surjam;
  • agendamento do Dataflow para a execução diária.

Machine Learning

O Einstein Analytics é impulsionado por machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural (PLN) e descoberta de dados inteligente. Todas essas tecnologias o tornam mais inteligente a cada interação com o cliente, entregando previsões e recomendações no contexto da estratégia da empresa.

Atualmente, o aprendizado de máquina tem sido utilizado por negócios dos mais diversos setores. Na área financeira, por exemplo, os robôs ajudam a detectar clientes com intenção de fechar uma conta antes mesmo que sinalizem a ação. Isso é feito pelo rastreamento de padrões de gastos, análises de mercado e outras métricas geradas por sistemas de machine learning.

Outro segmento que, conforme uma lista da Forbes, vem se beneficiando dos recursos tecnológicos com inteligência similar à humana é o de energia. A GE, por exemplo, tem utilizado aprendizado de máquina, big data e internet das coisas para construir a denominada “internet de energia” com o objetivo de fornecer energia de uma maneira mais inteligente.

As ferramentas de Analytics e Análise Preditiva têm ajudado organizações a alcançar a otimização da energia, operações e negócios, bem como processos de manutenção preventiva que elevam a produtividade e reduzem custos.

Quais as vantagens do Einstein Analytics?

Pelo que explicamos até aqui, o Einstein Analytics pode fazer grande diferença na tomada de decisão do seu negócio. De fato, a análise aumentada é uma grande aposta para o futuro dos insights corporativos, atuando como uma ferramenta eficaz de BI.

No sistema da Salesforce, as organizações acessam dados de uma forma que não seria possível de maneira manual ou com o uso de recursos mais simplificados. Com o Einstein, é possível gerar análises e ter percepções preditivas significativas. Veja algumas vantagens:

  • visão 360 graus do cliente de forma rápida e interativa;
  • execução de ações contextuais imediatas para criar tarefas, abrir o registro de clientes, conversar com os membros do time e agir no CRM;
  • painéis incorporados ao registro de cliente, o que traz inteligência, agilidade e integração;
  • gráficos transformados em conversas. Além disso, os documentos podem ser compartilhados e discutidos em instantes por diferentes canais;
  • integração com o CRM da Salesforce, gerando impulsionamento do ROI;
  • capacidade de analisar não somente os dados da empresa, mas também os externos, proporcionando a observação de gráficos integrados e conectados de modo a gerar uma avaliação muito mais robusta por meio de dashboards interativos;
  • alto nível de personalização, atendendo a diferentes características e demandas.

Resumidamente, é possível dizer que os principais benefícios de plataformas como o Einstein estão relacionados à melhoria na qualidade da informação, com mais volume e velocidade de acesso, maior integração entre áreas, otimização do planejamento estratégico e controle dos processos.

Uma das organizações que estão aproveitando a capacidade analítica da plataforma disponível no CRM é a Embraer. Recursos de análises preditivas, bem como do histórico dos processos, permitiram um salto de 30% na eficiência em relação à gestão de clientes e comercial.

Além disso, houve um aumento de qualidade durante o processamento de solicitações. Com isso, milhares de dólares foram economizados à medida que a satisfação dos clientes com os serviços aumentou.

Qual é o preço do Einstein Analytics?

Os preços do Einstein Analytics variam conforme o plano de assinatura. Há uma versão gratuita da plataforma que pode ser utilizada para testes durante 30 dias, ela funciona como uma demo e tem funcionalidades limitadas. Após esse prazo, é possível contratar os serviços e pagar mensalmente ou anualmente. Conforme o pacote, os investimentos giram entre US$75 a US$150 por usuário.

É importante frisar que a Salesforce oferece diversos canais de suporte, os quais ajudam os clientes a obter treinamentos para o uso do sistema, bem como resolução de dúvidas e problemas. Existe a possibilidade de implementação, o que é mais um ponto a ser levado em conta quando falamos de preço, mas o valor depende de algumas variáveis como o tamanho da empresa, suas necessidades, dentre outros fatores.

Como CRM e Analytics andam juntos?

Ao integrar plataformas de BI, como é o caso do Einstein Analytics, a CRMs como os da Salesforce, fica mais fácil conhecer profundamente os processos internos, o desempenho dos times e o comportamento do cliente em todos os canais de relacionamento.

Isso porque o imenso volume de dados gerado é traduzido em conhecimento, pois o problema da dispersão de informações é eliminado, concentrando todas aquelas que forem coletadas no mesmo software, o que resulta na criação de relatórios extremamente úteis para a busca de oportunidades e identificação de problemas.

Esses documentos são facilmente customizáveis e adaptáveis à realidade das organizações, fazendo com que, em vez de desperdiçar tempo com consolidação e cálculo de dados, seja possível ter foco no core business e decisões estratégicas.

Neste artigo, você viu como as organizações precisam de ferramentas que tragam inteligência aos dados presentes em seus diversos sistemas, canais e aplicações. A partir de relatórios e ferramentas analíticas disponibilizados no Einstein, as empresas obtêm respostas de questões simples até as mais complexas.

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