O uso da tecnologia no setor de Telecomunicação

O setor de telecomunicação é um dos que mais se beneficia do uso de tecnologia. Isso porque, hoje em dia, é difícil imaginar um cenário onde a comunicação não esteja ligada, de alguma forma, aos recursos tecnológicos.

Quando falamos em uso de tecnologia na telecomunicação temos uma gama extensa de funções, recursos e aplicações. Por ser um setor que demanda constantemente avanços para acompanhar o desenvolvimento dos meios de comunicação e do consumidor, os investimentos em tecnologia se mostram cada vez mais presentes e significativos na área.

O uso da tecnologia no setor de Telecomunicação, Imaginedone

Entretanto, não é apenas o consumidor final que se beneficia do uso de tecnologia. No cenário corporativo, há muito a se ganhar com a implementação de ferramentas de monitoramento, análise e contato com o consumidor, além é claro, da automação de atividades corriqueiras, permitindo às empresas alçar novos voos e otimizar seus processos internos.

Pensando em auxiliar os gestores do segmento, neste conteúdo, trouxemos algumas tendências importantes. Confira e fique por dentro. 

Tecnologias que são tendência para as organizações de telecomunicação

Segundo uma estimativa da Conexis, sindicato que reúne as principais operadoras de telecomunicação do Brasil, os investimentos dessas empresas em inovações devem chegar a R$35 bilhões em 2023. 

Grande parte desse aporte, certamente está sendo destinado a tecnologias que vão auxiliá-las a otimizar as operações e oferecer uma boa experiência aos consumidores. Entre os recursos que são tendência nesse e nos próximos anos são:

Internet 5G

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A internet 5G é um dos carros-chefes da revolução tecnológica pela qual o setor está passando. Desde outubro de 2022, todas as capitais brasileiras passaram a contar com estações da quinta geração da internet. 

Conforme a Anatel, as capitais representam 24% da população brasileira e, por isso, mais de 50 milhões de usuários já podem utilizar uma rede muito mais rápida e com baixa latência.

Já um relatório da KPMG mostra que 71% das companhias brasileiras planejam utilizar o 5G em um prazo de até 5 anos. Ele deve ser utilizado, por exemplo, nas áreas de infraestrutura de TI, cloud, experiência do cliente e logística.

Esse é um movimento que também ocorre em todas as partes do mundo. De acordo com um levantamento da Ericson, o número de pessoas que utilizam o 5G deve aumentar 41% ao ano até 2027. 

Metaverso

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O conceito de metaverso surgiu quando META – empresa que comanda o Facebook, Instagram e WhatsApp – anunciou a implementação de um ambiente virtual imersivo, construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

A tecnologia, que vem chamando a atenção de empresas de vários setores, como é o caso das telecomunicações, permite replicar ou até potencializar atividades que já são executadas pelas pessoas no mundo físico. 

Por mais que alguns pensem que se trata de uma realidade distante, já há muitas organizações dando seus primeiros passos. Para se ter ideia, segundo a Gartner, até 2027, 40% das grandes empresas mundiais deverão implementar projetos no Metaverso para ampliar os resultados. 

No caso da telecom, ele pode ser utilizado para diversos fins, como promoção de treinamentos, criação de espaços de trabalhos virtuais, realização de reuniões híbridas e conferências. Isso sem contar a experiência imersiva que pode ser proporcionada aos clientes e stakeholders. 

Assinatura Eletrônica

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Trata-se de um recurso tecnológico criado para otimizar procedimentos burocráticos que requerem assinaturas. Assim, os processos se tornam facilitados, sendo uma solução fundamental para negócios de segmentos como telecomunicações. 

Na prática, pessoas de qualquer lugar do mundo podem fechar contratos, que têm validade jurídica, sem necessidade de deslocamento. 

A tecnologia Agreement Cloud, da qual a assinatura eletrônica faz parte, permite que, além de assinar os acordos, também seja possível gerenciá-los por meio de ferramentas para o controle de documentos. 

Essa solução pode ser usada em documentos para fechar a assinatura de algum serviço, como contratos de internet, planos telefônicos, troca ou venda de dispositivos móveis e equipamentos. Ou, ainda, quando é feita a instalação ou manutenção de equipamentos pelos técnicos. 

Digital Immune System (DIS)

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O Digital Immune System (DIS), ou sistema imunológico digital, une diversos campos, como inteligência artificial, engenharia de caos, auto remediação, engenharia de confiabilidade e segurança da cadeia de suprimentos de software. O objetivo é aumentar a resistência de produtos, serviços e sistemas.

Ao utilizar a tecnologia, as companhias de telecom podem tanto melhorar a segurança digital quanto oferecer percepções positivas aos clientes. O motivo é que, estando mais bem preparado para gerenciar falhas, a resolução das mesmas se torna mais ágil.  

Segundo a Gartner, até 2025, as empresas que investirem na solução vão reduzir o tempo de inatividade dos seus sistemas e serviços em 80%, melhorando a experiência do cliente.

Redes neutras

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Um dos maiores desafios de urbanismo enfrentados pelas operadoras de telecom é a sobrecarga dos postes de transmissão de dados. Há dezenas deles que são subaproveitados, gerando custo, desperdício de recursos e ineficiência. 

As redes neutras podem ser uma boa solução, já que têm a capacidade de atender mais de uma operadora com apenas um cabo de transmissão. Além de reduzir os investimentos das empresas, permite o redirecionamento dos esforços para tarefas mais estratégicas. 

CRM 

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Uma das características das empresas de telecomunicação é a necessidade de aumentar os benefícios para os clientes, de forma a oferecer uma boa experiência e gerar fidelização. 

Isso pode ser feito com o auxílio dos sistemas de CRM, ajudam as organizações a construir relacionamentos mais fortes, analisar dados com mais eficiência e antecipar novas tendências para atender às necessidades dos usuários. 

De modo geral, um CRM funciona como uma plataforma de comunicação e banco de dados, no qual são armazenadas informações relevantes sobre as características comportamentais dos clientes ao longo do relacionamento deles com uma empresa.

Outra função importante é automatizar etapas e processos de Marketing, especialmente o digital. Tudo isso com o objetivo de qualificar o atendimento, conquistar leads qualificados, promover mais vendas e fidelizar o público. 

Como você viu, existem diversas tecnologias que são tendência e podem ser implementadas no setor de telecomunicações para melhorar os resultados. Estes, inclusive, foram apenas alguns exemplos de soluções. 

Se você gostou deste artigo, confira agora o conteúdo que fala sobre 5 falhas de atendimento que os clientes não perdoam!

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