Como escolher um CRM para logística?

Empresas do setor logístico que querem automatizar tarefas, melhorar o relacionamento com o cliente e agilizar processos precisam investir em um CRM para logística. Saiba como escolher o melhor sistema neste artigo.

Independentemente do setor ou do porte de uma empresa, é essencial pensar em melhorar o relacionamento com o cliente, automatizar tarefas e agilizar processos. Isso não é diferente com o segmento logístico, o qual precisa se estruturar para tornar as atividades diárias mais eficientes.

Para isso, uma possibilidade é adotar um CRM para logística. Os softwares de Customer Relationship Management auxiliam em questões como fidelização do público e identificação de novas oportunidades de negócios, além de proporcionarem mais proatividade às equipes na resolução de problemas.

Entretanto, para que as empresas de logística usufruam de todos os benefícios que esses sistemas oferecem, é fundamental que façam uma escolha adequada. Você sabe quais fatores devem ser considerados para a tomada de decisão? É o que você vai conferir neste post. Boa leitura!

Qual a importância de um CRM para o time de logística?

Assim como em qualquer outra área, a de logística precisa fazer uma boa gestão do relacionamento com seus clientes a fim de compreendê-los e adequar os processos para oferecer a melhor experiência possível em cada interação.

Por isso, é imprescindível que haja alinhamento, organização e integração entre todos os envolvidos de uma empresa, o que otimiza a comunicação, a execução de tarefas e o atendimento. Veja de que forma o CRM auxilia o segmento logístico a seguir.

Desenvolvimento do follow-up para nutrição de leads

A nutrição de leads é uma das práticas mais importantes no denominado Marketing de Relacionamento. Ela consiste no envio dos conteúdos mais adequados para leads e clientes conforme seu histórico de interações e relacionamento com a organização.

Nesse sentido, o CRM para logística é de grande ajuda, já que os colaboradores não precisam se preocupar com situações como envio de e-mails para manter contato com o público ao longo do tempo.

Por meio de envios automatizados, os clientes recebem as comunicações sem riscos de esquecimento ou não encaminhamento por falta de tempo.

Acompanhamento da jornada de compra

Para que as ações de marketing e relacionamento de uma empresa sejam eficientes, um fator crucial é que sejam adequadas a cada etapa da jornada de compra dos clientes.

Por meio de um software CRM, as organizações analisam todo o histórico de contatos e interações dos consumidores, promovendo o desenvolvimento de um planejamento estratégico certeiro. Além disso, o negócio capta as oportunidades de vendas junto aos prospects sem deixar que elas passem despercebidas.

Padronização da gestão de relacionamento com o cliente

Um CRM para logística também ajuda na padronização dos processos, o que contribui diretamente com a qualidade deles — o que não significa excluir a personalização, algo imprescindível para oferecer uma boa experiência ao consumidor. Na verdade, ela agrega valor ao atendimento e ao relacionamento graças às políticas pré-estabelecidas.

Outro ponto importante é que, a partir do uso de sistemas de gestão de relacionamento, a mensuração de resultados por meio de KPIs é otimizada, o que reflete em melhorias constantes da empresa e crescimento de bons resultados.

Automatização de processos importantes

Registrar o histórico de contatos, identificar o perfil do consumidor, avaliar sua experiência de compra e acompanhar a jornada de cada cliente são importantes diferenciais para qualquer organização.

Em contrapartida, se as atividades relacionadas a esses e outros objetivos forem feitas manualmente, os esforços relacionados a tempo e recursos serão grandes. Já com o uso de um CRM, elas são feitas de modo automatizado. Consequentemente, há aumento de produtividade, redução de custos, agilidade nas tarefas, satisfação do cliente e crescimento das vendas e lucros.

Esses foram apenas alguns dos motivos para que as organizações analisem a possibilidade de adotar um software de gestão de relacionamento em seu dia a dia. Nesse aspecto, vale ressaltar que a escolha da solução mais adequada faz toda a diferença.

Quais as características de um CRM para logística?

Agora que você já viu como um CRM ajuda a sua empresa logística, é provável que esteja se perguntando como escolher o recurso mais apropriado às suas necessidades. Pensando nisso, listamos os critérios mais importantes para considerar antes de tomar uma decisão. Confira na sequência.

Principais funcionalidades

O primeiro ponto para uma escolha acertada é analisar as funcionalidades oferecidas pelas plataformas. Entre as mais importantes, estão integração com outras ferramentas de gestão, registro de históricos de contatos, armazenamento na nuvem, mobilidade, automação de tarefas, geração de relatórios e análise de indicadores de desempenho.

Principais qualidades

Cada tipo de software CRM é desenvolvido com base nas diretrizes das empresas que os criam. Por isso, as plataformas apresentam suas próprias características e qualidades, mas existe um padrão a ser observado nas melhores soluções do mercado. São os seguintes pontos:

  • automação completa do gerenciamento de processos de marketing;
  • auxílio na gestão comercial da empresa;
  • personalização para cada perfil de empresa;
  • suporte e monitoramento 24 horas.

Quais são os melhores CRMs para logística do mercado?

Encontrar uma ferramenta de confiança, que realmente conte com os recursos necessários para a área logística, é uma questão fundamental para obter os melhores resultados possíveis. Veja 4 delas a seguir.

1. Hubspot CRM

A Hubspot é uma das empresas mais renomadas de automação de marketing no mundo. Sua plataforma CRM, com plano gratuito, pode ser utilizada por vários tipos de negócios, incluindo os do setor logístico.

O sistema permite, por exemplo, que se insira o nome e o e-mail de um contato para fazer buscas automáticas por mais dados. É possível também utilizá-lo para pesquisar informações sobre outras empresas, incluindo os e-mails trocados, os quais podem ser salvos e organizados dentro do software.

2. CRM Oracle

O Oracle é outra opção interessante de CRM para logística, já que a empresa oferece diferentes categorias para as mais variadas áreas. Entre os principais destaques desta plataforma, estão:

  • a centralização do controle de todas as informações em um só lugar;
  • a avaliação de todos os tipos de contato realizados por clientes e fornecedores (e-mail, call center, chatbots, redes sociais);
  • a qualificação de leads.

3. OnePageCRM

Como o nome sugere, o OnePageCRM é um sistema para quem busca simplicidade, já que todos os recursos se encontram na mesma página. Para isso, o software separa os contatos conforme as tarefas relacionadas a eles.

Na prática, ao clicar no contato, todas as informações aparecem na tela, como tarefas associadas, notas e qualquer detalhe que seja de importância no processo de gestão do relacionamento.

4. Salesforce

O Salesforce é considerado o CRM número um em todo o mundo, sendo líder no Quadrante Mágico da Gartner há 14 anos consecutivos. Trata-se de um software robusto, composto por diferentes módulos que se adequam às diversas demandas das companhias.

Entre os recursos a citar, estão a fácil personalização, a automação de tarefas, o dashboard intuitivo, a gestão de leads, a gestão de contas e contatos e os relatórios personalizáveis.

Como você viu, o uso de um CRM para logística otimiza e automatiza processos, o que reflete em organização, redução de custos, inteligência de negócios e outros diferenciais competitivos importantes.

Você acredita que esse tipo de sistema é interessante para a sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma funcionalidade que chamou sua atenção? Então, deixe um comentário para compartilharmos experiências!

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