Marketing Cloud: o que é e como usá-lo para impulsionar estratégias de marketing digital

Quando falamos sobre processos de venda, logo vem a nossa mente que a satisfação do cliente é muito importante para a empresa que oferece o produto. Isso quer dizer que o relacionamento com o consumidor deve ser estudado constantemente para alcançar a melhor estratégia.

O time de marketing tem um papel estratégico nesse cenário, pois é responsável por engajar, personalizar a jornada de compra, encantar e fidelizar o público.

Para que a equipe dedique seu tempo à criação de ações de sucesso ao mesmo tempo em que outras atividades essenciais são automatizadas, seu negócio pode contar com a plataforma inteligente e multitarefas Marketing Cloud, da Salesforce. A empresa se destaca quando se trata de ferramentas de auxílio em vendas, sendo líder do Quadrante Mágico da Gartner13 anos consecutivos.

Se você busca otimizar as estratégias de comunicação com o auxílio da automação inteligente, este post é ideal para ajudar a entender todas as funcionalidades do Marketing Cloud e como ele melhora os processos da sua empresa.

O que é Marketing Cloud?

É uma ferramenta da Salesforce criada para automatizar processos de marketing, melhorando o relacionamento com o cliente. Ela conta com diversas funcionalidades, feitas especialmente para conectar dados entre várias fontes, dispositivos e canais, criando uma visão unificada do consumidor. Com isso, todos os dados são analisados para personalizar o contato, impulsionando o crescimento e alcançando novos segmentos de público-alvo.

Todo contato com o cliente é essencial para sua fidelização, pois, se for feito da forma certa, será promovida a experiência perfeita. A ferramenta da Salesforce ajuda negócios de todos os tamanhos a melhorar esse relacionamento, o que resulta no aumento da taxa de conversão, de seu ROI e muito mais, apenas com a implementação do software.

Principais recursos do Marketing Cloud

Segundo o estudo State of B2B Marketing Automation, desenvolvido pela Econsultancy, 53% das empresas B2B entrevistadas já utilizam alguma plataforma de automação de marketing e 37% delas afirmam planejar a adoção. Daquelas que investiram no recurso, 83% concordam que há mais eficiência nas ações, 79% apontam um maior ROI, e 76% comentam que a auxilia no pipeline de vendas.

Dados como esses comprovam como é importante fornecer ferramentas às equipes que sejam inteligentes, gerem leads de qualidade e auxiliem no aumento da receita. A seguir, veja os principais recursos do Marketing Cloud, que integra marketing, serviços e vendas de forma orquestrada e eficiente, e como auxiliam no dia a dia do setor.

Criação de jornada do cliente

O recurso Journey Builder possibilita a criação de jornadas de clientes integradas e personalizadas por meio de diversos canais. Entre eles, estão e-mail marketing, dispositivos móveis, SMS, push, redes sociais, anúncios, sites e aplicativos. Isso quer dizer que a empresa passa a alcançar leads em todos os meios preferidos.

Marketing Cloud

Com ele, os profissionais compreendem as preferências, comportamentos e outras informações relevantes sobre cada lead, tornando os relacionamentos totalmente customizados e efetivos. Além disso, as jornadas são automatizadas, o que não limita a escala das estratégias nem o tamanho da base de clientes.

Outras funcionalidades importantes são a definição de metas e a análise de resultados a qualquer momento. Isso permite que o progresso seja constantemente avaliado e as ações otimizadas sempre que necessário.

Gerenciamento de leads

Com o Marketing Cloud, é possível acompanhar a geração de leads em tempo real, criar páginas de chegada e formulários de forma simplificada. Além disso, os profissionais podem desenvolver e-mails personalizados, fazer a classificação de leads e calcular o ROI dos investimentos em campanhas. Os relatórios para mensuração dos resultados são intuitivos e fáceis de usar, otimizando o tempo de análise de cada um.

Com essa funcionalidade, a área tem um panorama do ciclo de vendas e compreende em que etapa da jornada os leads desistem. Desse modo, obtém ferramentas para o desenvolvimento de estratégias que tornem o fluxo mais agradável, eficiente e certeiro, levando os clientes a concretizarem as compras.

Uma vantagem é que grande parte do processo é automatizado. Ou seja, elimina-se as tarefas manuais de gerenciamento de leads, as quais passam a ser realizadas pela plataforma inteligente. Isso permite que a área de vendas se concentre no que realmente importa: novos negócios e lucratividade.

Estruturação completa de campanhas de e-mail marketing

Estatísticas da Convince and Convert apontam que campanhas de e-mail marketing podem aumentar em 138% as vendas de uma companhia. Outros dados interessantes, divulgados pela Social Base, mostram que 52% dos brasileiros passam cerca de uma hora por dia lendo e-mails, e 58% acessam a caixa de entrada assim que recebem uma nova mensagem.

Isso demonstra a força que uma campanha de e-mail bem-estruturada tem. Por meio do recurso Email Studio, do Marketing Cloud, os times têm a possibilidade de usar dados do CRM para criar campanhas variadas, desde as mais simples até as personalizadas e sofisticadas.

Marketing Cloud

Com blocos de conteúdo dinâmico para personalização, além de conteúdo preditivo baseado no Einstein Bot, IA da Salesforce, é possível automatizar mensagens segmentadas ao longo de toda a jornada de compra dos clientes.

Além disso, com relatórios e gráficos em tempo real, os profissionais controlam as campanhas, conhecem melhor os leads por meio de recursos integrados de testes A/B, entre outras ações.

Engajamento nas redes sociais

Outro benefício do Marketing Cloud que vai ao encontro da característica omnichannel do novo consumidor é a possibilidade de interação em quaisquer canais ou dispositivos. Para saber quais os mais indicados, é possível utilizar a plataforma para encontrar clientes semelhantes aos que já existentes, conhecer suas características e criar conteúdos personalizados, tudo isso conforme as preferências e etapa da jornada em que se encontram.

Marketing Cloud

O estudo Global Digital Report 2019, desenvolvido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite com mais de 22 milhões de usuários em 45 países, apontou que o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Entre as principais, podemos citar Facebook, YouTube, Twitter, WhatsApp e Instagram.

Ou seja, se uma marca pretende criar relacionamentos duradouros com seu público, deve estar presente nesses canais. Por meio do recurso Social Studio, do Marketing Cloud, pode-se criar uma estratégia completa de social media.

Entre as ações estão a execução e acompanhamento de campanhas, a análise de opiniões sobre a marca vindas de mais de 650 milhões de origens, a interação e engajamento com clientes por qualquer dispositivo e a utilização de insights para o desenvolvimento de novas estratégias.

Integração de dados de várias fontes

Um dos pontos fortes do Marketing Cloud é a possibilidade de integração de dados coletados em variados canais. Assim, os profissionais obtêm insights valiosos e capturam as informações dos leads para fortalecer relacionamentos em quaisquer pontos de contato.

Com o recurso Audience Studio, é possível, por exemplo, usar machine learning e IA para segmentar o público, alcançar clientes em todos os pontos de contato e responder a novos sinais e fontes de informações para descobrir novos leads.

Uma funcionalidade que não pode deixar de ser citada é a gestão do consentimento de usuários para se adequar às políticas de privacidade. Como muitos já sabem, essas ficarão ainda mais rigorosas a partir da Lei Geral de Proteção de Dados.

Esses foram apenas alguns fatores que mostram como o Marketing Cloud auxilia na comunicação com clientes e, consequentemente, em melhores resultados. Ficou interessado em implementar a solução em sua empresa? Então fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre todas as funcionalidades das plataformas oferecidas pela Salesforce.

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