6 ferramentas tecnológicas que facilitarão sua rotina de home office

Se você trabalha em home office, sabe que é necessário disciplina e muita organização para que todas as atividades do dia sejam realizadas com agilidade e eficiência. E é por isso que cada vez mais, inovações tecnológicas surgem oferecendo soluções que facilitam a vida de quem segue esse modelo de trabalho.

E foi pensando em quem trabalha de casa e passa por perrengues característicos do home, que preparamos uma seleção, junto ao nosso time, com seis ferramentas que são indispensáveis para otimizar a sua rotina.

Comunicação interna é com o Slack

TELA DE COMPUTADOR MOSTRANDO A PLATAFORMA SLACK

O Slack é um aplicativo de mensagens com foco na comunicação empresarial. É uma ótima ferramenta para a comunicação interna de empresas que estão em home-office, pois permite a integração de toda a equipe dentro da plataforma.

Ele possibilita conversas por meio de canais ou de chats diretos. Logo, seu uso é ideal para negócios, pois é possível criar e segmentar canais por temáticas, como: projetos, times ou áreas de atuação, por exemplo. Além de permitir uma conexão facilitada entre colaboradores, remotamente.

“O Slack me ajuda muito no meu dia-a-dia. Consigo me comunicar com todo mundo rapidamente e de forma bem fácil”, diz Aline Costa, nossa Admin SF.

Sua utilização proporciona a integração de todo o time e ainda apresenta uma super vantagem: você consegue separar suas conversas de trabalho das pessoais. Ação que aplicativos mais comuns de mensagens, como o WhatsApp, não possibilita.

A ferramenta possui desde planos gratuitos até módulos completos e com suporte da plataforma. Vale a pena conferir!!

Para organizar sua de rotina de trabalho em home office, conte com o Google Agenda

TELA MOSTRANDO A PLATAFORMA GOOGLE AGENDA

Como o nome sugere, o Google Agenda é um serviço de agenda e calendário online e gratuito oferecido pelo Google. Em sua interface, é possível adicionar e controlar atividades e compromissos, além de fazer o compartilhamento dos eventos com outras pessoas.

“O Google Agenda me ajuda muito a lembrar de reuniões e estudo de pautas. Além disso, não é incomum que antes de uma reunião eu tenha tempo para me preparar e aprofundar sobre o assunto. Então, ter um aplicativo que me avise sobre isso, ajuda bastante no meu dia-a-dia”, conta Henrique Martinez, nosso consultor Salesforce.

E aqui vai uma dica do Henrique: “Eu sempre configuro a Agenda para me avisar de um evento ou reunião com uns 2 dias de antecedência. E faço o mesmo com situações pessoais, como uma consulta médica, por exemplo”.

Vale citar um novo recurso lançado pela plataforma em 2021, que foi desenvolvido para otimizar o planejamento de quem está atuando em home office. A funcionalidade, de acesso exclusivo para os assinantes do Google Workspace e G Suite, permite que os colaboradores possam avisar à equipe se vão trabalhar no escritório ou de forma remota.

Bem legal, né?

Faça a gestão de suas tarefas pelo Asana

Tela mostrando a plataforma Asana

O Asana é uma ferramenta tecnológica que ajuda a organizar projetos em equipe, possibilitando a organização e a distribuição de tarefas, além de monitorar o seu andamento. Tudo isso é feito em um único painel compartilhado.

“O Asana é incrível para organizar a pauta. É possível criar tarefas e segmentar por projetos, o que ajuda muito na organização dos afazeres e responsabilidades”, conta José Afonso Azevedo, marketing da Imaginedone.

“Outra funcionalidade super legal do Asana é a possibilidade de criar tarefas e datar suas entregas, independente se é a curto ou longo prazo. Com isso, fica mais fácil saber o que é preciso fazer e quando é necessário finalizar. É uma ferramenta que usamos diariamente no marketing e super recomendo”, lembra.

Entre as funcionalidades da plataforma estão a criação de cronogramas com o formato de diagramas, a integração com aplicativos, quadros Kanban para o acompanhamento de tarefas, calendário, criação de metas e geração de relatórios.

Como outras ferramentas citadas, o Asana também oferece um plano básico e gratuito, bem como módulos pagos e com mais recursos.

Tá precisando de suporte técnico? O Anydesk é para você!

Tela de computador mostrando a plataforma Asana

O AnyDesk é um software de acesso remoto e gratuito. E o melhor: não requer a criação de uma conta.

Ele é voltado para quem precisa oferecer algum tipo de auxílio à distância, seja pelo computador ou celular, e necessita de acesso ao dispositivo da outra pessoa. Ou seja, você pode contar com a ajuda de um técnico de qualquer lugar, bastando apenas ter o software instalado em sua máquina.

A solução é também super útil para empresas que precisam ministrar treinamentos práticos à distância, pois é possível ver as ações tomadas pelo profissional em sua tela, durante o uso. Assim, ao invés de assistir a tutoriais ou ler a respeito, você aprende na prática vendo as ações sendo executadas.

Faça reuniões com o Google Meet

Tela de computador mostrando a plataforma Google meet

Trabalhando de home office, reuniões se tornam uma atividade corriqueira do seu dia.

Assim, uma ferramenta que pode te ajudar muito neste processo é o Google Meet, serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google.

Por ele é possível criar salas de bate-papo online, com a disponibilização de recursos de áudio e vídeo. Além disso, o Meet permite que qualquer pessoa com uma conta do Google crie videochamadas de até 60 minutos, com o limite de 100 convidados.

Inclusive, desde o início da pandemia, a companhia vem disponibilizando mais recursos para otimizar as reuniões virtuais. Um deles é a possibilidade de personalização do plano de fundo, que pode ser feito com fotos e vídeos. Tudo isso para dar personalidade e identidade para sua sala de reunião.

O Google Meet também permite o compartilhamento de sua tela. Dessa forma, é possível mostrar apresentações, responder perguntas e ainda demonstrar ações direto da sua máquina para todos os convidados. Tudo de maneira remota em uma segunda tela.

Para monitor e analisar resultados, use o Sales Cloud

Tela de computador mostrando a plataforma Sales Cloud, da Salesforce

Acompanhando o nosso blog, você já descobriu que o CRM pode ser uma ótima estratégia de impulsionamento de resultados. E tendo um CRM como o Sales Cloud a sua disposição, é possível ter informações e métricas precisas para analisar dados e tomar decisões mais assertivas.

E é por isso que, cada vez mais, a coleta e a análise qualificada de dados têm sido imprescindível para as empresas.

Por meio de relatórios e um dashboard altamente customizável, o Sales Cloud permite acompanhar os pontos fortes e fracos de cada vendedor, te dá acesso ao pipeline, te ajuda a mensurar as resoluções do seu time de vendas, além de possibilitar uma previsão de cenários específicos da empresa.

“O Sales Cloud é um produto super abrangente e que permite muita customização. Cerca de 80% dos projetos de Sales Cloud são implementados com o objetivo de acompanhar a jornada de vendas de uma empresa, e dar suporte ao time comercial”, explica Marcelo Murad, diretor da Imaginedone.

Com isso, além de aproveitar o sistema para otimizar a gestão, o trabalho de colaboradores e a experiência do cliente, ainda é possível gerenciar KPIs, como o ticket médio, a taxa de conversão, o Custo de Aquisição Por Cliente (CAC), a taxa de cancelamento e turnover, por exemplo.

Esperamos que este conteúdo tenha trazido inspiração e te ajude a otimizar processos na sua rotina de trabalho em home office.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais novidades, sobre esse e diversos outros temas.
Até mais!!

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