Marketing Cloud: 7 principais vantagens da ferramenta Salesforce

Boa parte das empresas já entendeu a importância de investir em um CRM (software de Gestão de Relacionamento com Clientes) para o crescimento. Não por acaso, esse mercado continua aquecido mesmo diante da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

A Salesforce, líder no mercado de CRM e pioneira em soluções de cloud computing, está sempre em busca de novas ferramentas para as necessidades das empresas e desenvolveu um produto voltado para atender às demandas do departamento de marketing: o Marketing Cloud.

Esse software tem várias funções para otimizar os processos da equipe de marketing, mas também beneficia diversos times da organização e melhora a experiência dos clientes com a marca. Que tal entender melhor os principais benefícios dessa ferramenta? Acompanhe!

Por que utilizar o Marketing Cloud?

Geralmente, para fazer uma campanha de marketing, são necessárias várias ferramentas e programas para criação e gerenciamento de conteúdo, envio de materiais, análise de resultados e outras atividades. Tudo isso torna o processo demorado, ineficiente e burocrático.

O Marketing Cloud usa a tecnologia da computação na nuvem para evitar que essa situação aconteça e para otimizar a atuação dos profissionais de marketing e vendas. A ideia principal é utilizar a plataforma para fazer o que todo profissional da área deseja: enviar a mensagem certa, no momento ideal e no canal adequado.

Trata-se de um produto oferecido pela Salesforce para empresas que desejam melhorar o relacionamento com os clientes por meio da automação de processos de marketing.

Essa ferramenta conta com inúmeras funcionalidades que ajudam a organização a criar uma jornada personalizada e encantadora para os seus consumidores. Isso é possível porque a equipe analisa e usa os dados para conhecer melhor os clientes, criando estratégias, produzindo conteúdos customizados e tomando decisões mais acertadas. Veja algumas das funções de utilização dessa ferramenta a seguir.

Journey Builder

A jornada do cliente no primeiro contato de uma pessoa com a marca. Para não desperdiçar nenhum lead, a empresa precisa atrair, educar, encantar e transformá-lo em um cliente.

A Journey Builder é uma ferramenta muito útil para analisar o comportamento e as preferências dos consumidores para criar e administrar jornadas personalizadas em todos os canais de comunicação a que o seu cliente tem acesso hoje.

Afinal, existem aqueles que preferem receber conteúdos por e-mail; outros usam as redes sociais; alguns grupos precisam de uma jornada mais extensa para tomar a decisão e outros preferem uma jornada mais objetiva.

Content Builder

Criar conteúdos para os diferentes canais da empresa é um desafio hoje em dia. Com o Content Builder, o marketing desenvolve ótimos conteúdos com um editor simples e o famoso esquema de “arrastar e soltar”.

Depois da criação, é só publicar o conteúdo em vários canais da empresa com apenas alguns cliques. Outra vantagem é a possibilidade de compartilhar com outros setores da empresa de forma segura e rápida.

Marketing Cloud Connect

O Marketing Cloud faz parte do ecossistema da Salesforce e pode ser integrado a outras soluções, como o Sales Cloud e o Service Cloud. Essa integração é feita diretamente pelo CRM de marketing, por meio do Marketing Cloud Connect, que permite uma visualização completa dos contatos que o cliente teve com a empresa.

Todas as interações dos setores de marketing, vendas e atendimento são sincronizadas em tempo real para evitar retrabalhos e promover uma experiência completa.

Por que escolher um CRM da Salesforce?

Talvez você esteja se perguntando: se outras empresas de tecnologia disponibilizam softwares de Marketing Cloud, por que eu deveria investir no CRM da Salesforce?

Essa empresa é líder do mercado mundial e ocupa a posição há mais de 13 anos, segundo dados do Quadrante Mágico da Gartner. São mais de 150 mil clientes dos mais diversos nichos e tamanhos.

Sendo assim, estamos falando de uma ferramenta completa que ajuda pequenas, médias e grandes organizações a atingirem seus objetivos e a oferecerem uma experiência diferenciada aos seus clientes. Confira quais são as vantagens de contratar os serviços da Salesforce:

  • comunicação aprimorada entre os setores;
  • facilidade na hora de implantar e utilizar;
  • empresa pioneira em tecnologia cloud computing (computação na nuvem);
  • dados e relatórios detalhados;
  • ferramenta personalizável;
  • suporte de qualidade.

Quais são as 7 vantagens do Marketing Cloud para empresas?

Depois de conhecer melhor algumas características do CRM de Marketing da Salesforce, você provavelmente já reconheceu alguns dos benefícios que ele gera para o seu negócio, certo? Mas, para facilitar, separamos e explicamos alguns dos principais benefícios a seguir.

1. Pode ser integrado a outros sistemas

Além de integrar dados e atividades de vários canais de marketing, as funcionalidades do Marketing Cloud podem ser potencializadas com a integração a outros sistemas. Afinal, as empresas podem ter necessidades específicas, que não podem ser solucionadas com apenas um software.

Quer ver um exemplo disso? O Sem Parar — empresa especializada em serviços de pagamento automático em estacionamentos, pedágios e outros locais — estava sofrendo com a demora no processamento das faturas e com a impossibilidade de personalizar os documentos. Para criar o sistema ideal e resolver esses problemas, a Imaginedone utilizou uma integração entre Heroku, Amazon S3 e Marketing Cloud.

Com a estratégia criada pela Imaginedone, a empresa agora consegue entender o engajamento e comportamento de seus clientes para personalizar todas as interações, em diversos canais. A automatização de várias etapas, como promover o acesso e a análise de dados antes não mensurados pela equipe de marketing, agora é possível e o Sem Parar ganhou em inteligência de negócios e otimização da experiência do consumidor.

2. Melhora a produtividade dos times

A automação de atividades é uma das principais atividades do Marketing Cloud. Quando isso acontece, várias atividades que levavam muito tempo para serem realidades são feitas de forma automática e sem grande esforço humano.

A tecnologia em nuvem é outra característica do software que beneficia a produtividade da equipe. Os colaboradores autorizados acessam e compartilham documentos de maneira simplificada, em qualquer dispositivo conectado à internet. Tudo isso melhora a comunicação interna e faz com que os times tenham mais tempo para focar seus esforços em outras áreas e ter ideias mais inovadoras.

3. Ajuda na análise do impacto da marca

Todos os pontos de contato do cliente com a marca geram dados preciosos para entender o que os consumidores pensam sobre a empresa, se os esforços de marketing são eficientes e, o mais importante, o que melhorar para ter mais sucesso.

No entanto, recolher, administrar e analisar essas informações manualmente não é nada fácil — para não dizer impossível. O marketing Cloud da Salesforce usa inteligência artificial para acompanhar o desempenho de campanhas e o comportamento dos clientes.

Com ele, é possível criar relatórios avançados e compreender questões complexas, como o melhor dia para enviar o e-mail marketing ou o horário em que as postagens nas redes sociais têm melhor desempenho.

4. Contribui para a atração e a fidelização de clientes

Os dados são valiosos para a criação de campanhas de marketing personalizadas, que fazem sentido para os consumidores da marca e tornam a experiência mais encantadora. A possibilidade de configurar chatbots para fazer atendimentos mais rápidos e eficientes também é um exemplo de funcionalidade que colabora para que isso aconteça.

Dessa forma, podemos dizer que o Marketing Cloud favorece não apenas a atração e a fidelização dos clientes, mas também melhora os índices de indicação. Afinal, se gostamos muito de uma empresa, é natural indicá-la para amigos e familiares.

5. Facilita o gerenciamento de diferentes canais

Nenhuma empresa é obrigada a estar em todos os canais, mas é importante diversificar a presença na internet para aumentar o alcance do conteúdo e melhorar a interação com o público.

Fazer o gerenciamento de tantos contatos e publicações sem perder a qualidade é um grande desafio. O Marketing Cloud permite que o time de marketing realize esse trabalho de forma simultânea em diferentes canais.

Não será preciso abrir vários programas ou abas do navegador para administrar as redes sociais, disparar e-mail marketing ou configurar mensagens de SMS — tudo é feito no mesmo lugar.

6. Reduz custos a longo prazo

É necessário investir para ter acesso aos benefícios do Marketing Cloud e isso deixa muitos gestores apreensivos. No entanto, a longo prazo, a ferramenta contribui para a redução de custos do negócio.

Um dos fatores que levam a isso é a migração para a nuvem. Não se preocupar com uma infraestrutura física e altos gastos de energia elétrica e manutenção impactam o orçamento da empresa.

Outro ponto é que estamos falando de uma tecnologia que ajuda as empresas a manterem os dados dos clientes em segurança e isso, a longo prazo, também representa uma economia, pois as despesas em consequência do vazamento de dados podem ser gigantescas.

7. Acompanha o crescimento das empresas

O Marketing Cloud é ideal para empresas de todos os tamanhos. Trata-se de uma ferramenta escalável, em que é possível utilizar os recursos de acordo com as demandas e o crescimento do negócio.

Sendo assim, um pequeno negócio contrata um plano básico apenas com as funcionalidades de que precisa no momento , e faz um upgrade quando for necessário.

Não há dúvidas de que o Marketing Cloud é uma excelente ferramenta que ajuda empresas de todos os nichos a terem melhores resultados. Outro ponto favorável é a implementação de forma rápida e eficiente com a ajuda de uma empresa especializada, como a Imaginedone.

Se você tem interesse em adotar o Marketing Cloud da Salesforce ou quer tirar dúvidas sobre o software, aproveite para conversar com um de nossos especialistas.

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