Tecnologia na Nuvem e escalabilidade nos negócios: o segredo das empresas mais lucrativas do mundo

Você já imaginou como a tecnologia na nuvem pode ajudar a alavancar o seu negócio? Ou ainda, uma outra pergunta: precisa de agilidade para descomplicar o dia a dia da sua empresa e crescer mais? A resposta para tudo isso pode estar no cloud computing.

Muitas empresas têm descoberto os benefícios da tecnologia na nuvem e revolucionado a gestão e desempenho do negócio em pouco tempo.

Então, se você quer ter mais resultados na sua empresa, não fique para trás. Aprenda hoje como usar o cloud computing para dar um salto de crescimento no seu negócio.

Para você entender melhor o assunto, vamos te explicar o que é tecnologia na nuvem, para que serve e como ela pode ajudar a escalar o seu negócio. 

O que é cloud computing

Cloud computing

O Cloud computing significa computação na nuvem ou pode ser compreendido também como tecnologia na nuvem. 

Ela é uma nova tecnologia revolucionária que permite armazenar dados e informações na nuvem, tudo online, permitindo o uso de softwares, serviços e arquivos tudo através da internet.

Imagine que sua empresa precisa de um software de gestão prático e ágil ou um aplicativo próprio personalizado, usando a tecnologia na nuvem você pode ter isso. Não precisa gastar horas ou recursos instalando um programa, por exemplo. Todo o acesso e uso é feito online.

E você pode escolher qual melhor formato de acesso a essa tecnologia e tipo de custo para seu investimento. Podendo escolher entre tipos de nuvens: privado, público ou híbrido. 

No que se refere ao formato da entrega do serviço, existem opções muito comuns no mercado. Sendo elas: IaaS (Infraestrutura como um Serviço), SaaS (Software como um Serviço) e PaaS (Plataforma como um Serviço).

Utilizando a tecnologia na nuvem, as empresas ganham também em segurança e agilidade no acesso às ferramentas e serviços. Ao realizar a migração de dados para a nuvem, tudo fica acessível e seguro a poucos cliques. 

Isso porque, a tecnologia na nuvem descomplica o uso de software, serviços e dados. Utilizando ela, você pode esquecer aquela história de ter um equipamento pesado, com muitos dados armazenados no seu hardware.

Toda a tecnologia fica disponível online, em servidores na nuvem, facilitando tanto a migração dos dados, quanto a gestão deles, já que com essa tecnologia não depende do acesso acesso a um banco de dados fixo em um único computador, ela está acessível na nuvem.

Benefícios da nuvem no mundo dos negócios

tecnologia na nuvem e escalabilidade dos negócios

Para você entender melhor o poder revolucionário da tecnologia na nuvem, conheça alguns outros benefícios dela:

  • Redução de custos na compra ou assinatura de softwares ou aplicativos;
  • Flexibilidade geográfica, permitindo acessar softwares, arquivos ou dados de qualquer lugar do mundo.
  • Praticidade para adaptar os recursos a sua necessidade, com projetos sob demanda. 
  • Vantagem competitiva, dando acesso a você a tecnologias modernas e atuais, mesmo antes de boa parte da sua concorrência.
  • Atualizações constantes. Como a tecnologia é ágil e disponível na nuvem, você recebe as atualizações constantes feitas nos softwares, arquivos ou dados.
  • Escalabilidade do negócio. Podendo você crescer e ter acesso a ferramentas de gestão e desenvolvimento do seu negócio de qualquer lugar, de maneira prática e acessível. 
  • Recuperação quando acontecem desastres. Possibilita que os dados sejam recuperados de maneira ágil em situações de emergência. Caso ocorra um desastre ou perda de energia, rapidamente você tem acesso às informações novamente.
  • Sustentabilidade, permitindo usar uma tecnologia mais sustentável em relação às outras do mercado e reduzir o consumo de energia.
  • Economia, fazendo você gastar menos em equipamentos e recursos, ao utilizar uma tecnologia mais com menor investimento em hardware e outras ferramentas de custos elevados.
  • E muito mais! 

Pronto. Agora que você já sabe o que é tecnologia na nuvem e os benefícios dela para as empresas, já conseguiu perceber como ela é importante para seu negócio?

Agora veja, por exemplo, o caso das instituições bancárias. De acordo com estudo publicado pela Mambu e Celent, a adoção de tecnologia na nuvem pode representar uma economia de 15% no orçamento de TI. Além de ajudar instituições financeiras a economizar globalmente US$ 240 bilhões em cinco anos. Isso é incrível, né? Seu negócio também pode viver isso!

Devido a praticidade, agilidade e economia que as empresas realizam utilizando a tecnologia na nuvem, o impacto nos negócios acontece em várias áreas. Trazendo mais resultados tanto em produtividade e agilidade, quanto em economia de recursos.

Agora uma pergunta importante: você sabe qual é a maior revolução que a tecnologia na nuvem tem trazido para empresas em todo mundo e as tornando mais lucrativas? A resposta é: capacidade de crescimento veloz, escalabilidade!

Como você pode escalar seu negócio utilizando a Tecnologia na Nuvem

escalando negócios

Como você já percebeu, a tecnologia na nuvem é a melhor maneira para você ter mais resultados e crescimento no seu negócio. E quando falamos no poder dessa tecnologia para escalar sua empresa, utilizá-la se torna indispensável.

Já pensou como seria difícil você gerir uma empresa sem agilidade e flexibilidade? Ter ferramentas lentas e burocráticas, que fazem você gastar muito tempo operando e ainda sem personalização para as necessidades do seu negócio?

No mundo em que vivemos, da Era Tecnológica, se você não adaptar o seu negócio a tecnologia na nuvem, com certeza estará perdendo vantagem competitiva e condições para escalar o seu negócio e, principalmente, os seus resultados!

Tecnologia a seu favor

CRMs na nuvem

Utilizando, por exemplo, um software na nuvem, como um ERP, ou seja, um sistema de gestão completo, você tem todas as ferramentas que precisa para gerir seu negócio e dados precisos da sua empresa, ganhando mais produtividade e melhores resultados.  

É possível fazer a gestão do seu negócio pelo computador, independente de onde você esteja, apenas usando um usuário e senha através da navegação na internet. E assim, gerir sua empresa ou unidades e controlar toda sua operação e o trabalho dos seus colaboradores. 

O formato dessa tecnologia on-demand, permite, assim, adequar a tecnologia, software e ferramentas às suas necessidades, tendo uma infraestrutura e recursos tecnológicos completos para escalar sua empresa. 

E você pode utilizar também, por exemplo, um CRM na nuvem. Toda empresa que precisa crescer, necessita de um bom CRM para alavancar suas vendas e fidelizar clientes. Com um CRM na nuvem, você evita sobrecarga da sua máquina e hardware, tendo essa ferramenta disponível online.

Esses são grandes exemplos de tipos de uso da tecnologia na nuvem para ajudar a escalar o seu negócio.

Creio que agora você já está convencido de que precisa começar já a utilizar a tecnologia na nuvem.

Pare de perder tempo e recursos usando tecnologias ultrapassadas. Comece já a utilizar a tecnologia na nuvem, a ter grandes resultados e escalar o seu negócio.

Se você deseja saber como obter todas as vantagens da tecnologia na nuvem na sua empresa, que tal bater um papo com um dos nossos consultores e descobrir como utilizar essa tecnologia no seu negócio?

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Artigos Relacionados

Cadastre-se gratuitamente para receber nosso conteúdo