A importância do e-mail na comunicação com o cliente

O e-mail é um dos principais canais de comunicação com o cliente. Segundo dados da Statista, 3,9 bilhões de pessoas usam o e-mail diariamente para acessar suas mensagens. E, de

O e-mail é um dos principais canais de comunicação com o cliente. Segundo dados da Statista, 3,9 bilhões de pessoas usam o e-mail diariamente para acessar suas mensagens. E, de acordo com projeções, esse número deve aumentar para cerca de 4,6 bilhões em 2025. 

Por esse e outros motivos, o sistema é um dos mais fortes e importantes meios de comunicação com o consumidor. É fato que hoje em dia, com diversas opções de canais para se comunicar com o cliente, algumas empresas podem se questionar se o e-mail é realmente a melhor opção. 

Como debatemos neste artigo, não existe um canal de comunicação certo ou errado para acionar o cliente. É preciso, antes de tudo, entender onde ele gostaria de ser contatado.

Entretanto, investir no e-mail marketing é sem dúvidas uma ótima estratégia de negócio. E é por isso que preparamos um conteúdo para que você entenda melhor porque o recurso não deve ficar fora da sua estratégia de marketing e vendas. Confira:

Relevância do e-mail marketing para as ações de Marketing

email markerting

Com o crescimento das redes sociais e outros canais digitais, muitos acreditam que os e-mails se tornaram defasados. Porém, isso está muito longe da realidade. 

Para se ter uma ideia, conforme o relatório State of Marketing 2022, 95% dos profissionais de Marketing afirmam que o e-mail marketing é um ótimo meio para melhorar os resultados em comunicação e vendas. 

Além disso, eles consideram este como sendo o recurso mais eficiente, estando à frente de mídias sociais e busca orgânica, por exemplo. Veja algumas razões para essas afirmações:

– o retorno sobre o investimento (ROI) é elevado: para criar campanhas de e-mail marketing, o investimento é relativamente baixo, pois são necessários, basicamente, um domínio, um profissional responsável pelas campanhas e um sistema que automatize os envios. Em contrapartida, quando a estratégia é bem executada, o retorno financeiro é alto graças ao alcance do sistema;

– é possível oferecer uma experiência personalizada: a customização é uma das características valorizadas pelos consumidores, que se sentem especiais quando uma empresa fala diretamente com eles. No caso de ferramentas de automação e disparo de e-mails, como o Marketing Cloud da Salesforce, por exemplo, é possível criar um conteúdo dinâmico específico e voltado para cada perfil de cliente. Além disso, dividindo a base de e-mail conforme o estágio da jornada, a abordagem fica ainda mais eficiente;

– a equipe de Marketing pode trabalhar todas as etapas da jornada: uma boa estratégia pode trazer resultados para vários estágios. É possível, por exemplo, aumentar o reconhecimento de marca, tráfego no site, leads, conversão, retenção, entre outros objetivos;

– a empresa ganha insights valiosos, como taxas de abertura, cliques, conversões, ROI e outras métricas que demonstram a efetividade das campanhas, possibilitando a realização de melhorias contínuas na estratégia e nos resultados.

Diferentes usos do e-mail para a comunicação com o cliente

email e clientes

Agora que mostramos como o uso do e-mail marketing pode fazer diferença na comunicação com os clientes, chegou o momento de você conhecer algumas formas de utilizar a estratégia na prática. Confira:

– newsletters: os e-mails periódicos com conteúdo informativo costumam aproximar os clientes da empresa. Para que sejam efetivos, é importante criar conteúdos de valor, como novidades do negócio que agregam ao cliente, investimento em melhorias no atendimento, enquetes, indicações personalizadas, estudos de caso e FAQ. Isso tudo é capaz de gerar interesse e fazer com que o usuário siga para o site, rede social ou outro canal de contato conforme a campanha;

– comercial: costumam ser mensagens mais visuais e objetivas com características de produtos e promoções, por exemplo, onde os usuários possam identificar as ofertas rapidamente. Aqui, para ter mais sucesso, é importante investir em layouts chamativos e de qualidade;

– transacional: diferente do email comercial, enviado para grupos de clientes, o transacional é um tipo de mensagem criada exclusivamente para cada um dos contatos. Ele é utilizado em casos como cadastro no site, finalização de uma compra ou abandono de carrinho em e-commerces; 

– nutrição de leads: trata-se de uma estratégia de Marketing que consiste no envio de uma série de emails com conteúdos de valor, segmentados conforme o estágio da jornada, com a meta de fazer o potencial cliente percorrer o funil de vendas, facilitando a conversão.

Como desenvolver campanhas de marketing de sucesso para a comunicação com o cliente?

como criar campanhas de marketing por email

Segundo dados do Marketing Charts, um usuário médio de e-mails recebe aproximadamente 15 mensagens comerciais ao dia. Para que ele dê preferência ao da sua empresa, é importante criar campanhas assertivas. Veja alguns pontos a serem considerados:

– público: conheça bem o seu consumidor e entenda o que ele deseja receber nos e-mails e adapte a campanha as suas necessidades, dores e desejos;

– objetivo: outra etapa importante é definir a meta de cada e-mail a ser enviado, que pode ser, por exemplo, tráfego, cliques, engajamento e conversão; 

– lista de e-mails: ofereça a possibilidade de os clientes se cadastrarem em listas, assim você terá um grupo de usuários aptos a receber os conteúdos;

– otimização para dispositivos móveis: para marcas que não otimizam o e-mail para dispositivos móveis, certamente os resultados se tornam aquém do esperado. Por isso, crie uma experiência móvel elegante desde o início, começando com seu e-mail de boas-vindas;

– personalize o envio sempre que possível: seus inscritos vão interagir mais com suas mensagens se estas forem personalizadas. Adicionar recomendações de produtos nos e-mails de marketing pode aumentar as taxas de conversão de vendas em 15 a 25% e as taxas de cliques em 25 a 35%;

– cronograma: defina a frequência de envio dos emails, de forma com que a empresa não se torne invasiva demais, ao mesmo tempo em que não deixa os clientes “esquecerem” de suas soluções; 

– métricas: tenha KPIs definidos e monitore o desempenho dos emails enviados constantemente. Apenas assim é possível otimizar as campanhas com frequência.

Para que a estratégia aconteça da melhor forma, é fundamental contar com a tecnologia, sobre a qual falaremos a seguir. 

Ferramentas de automação de disparo de e-mails

automação de email

Disparar e-mails pode ser uma tarefa árdua dentro do dia a dia de uma equipe de marketing e vendas. Isso porque, todo o processo tende a ser um pouco demorado e requer uma atenção especial para a execução.

E é por isso que, hoje em dia, quando falamos de disparos de e-mails dentro de empresas, é imprescindível contar com a tecnologia e com ferramentas de automação.

Existem diversas ferramentas de email marketing no mercado, sendo que algumas são voltadas a aspectos específicos das campanhas, enquanto outras ajudam em todos os processos que o negócio precisa para enviar e-mails de sucesso e monitorar o desempenho das ações. 

Esse é o caso, por exemplo, do Marketing Cloud, da Salesforce. Com o módulo de disparos de e-mails “Email Studio”, os profissionais possuem grande autonomia na criação de campanhas, que podem ir desde um email marketing transacional, até disparos de ações e materiais de cunho educacional, por exemplo. 

marketing cloud email

Com a ferramenta, é possível criar modelos de layout e conteúdo (header e footer, por exemplo) para usos futuros, quando a identidade visual da marca é recorrentemente usada nos e-mails. Todo esse processo facilita o dia a dia do profissional que irá disparar os e-mails, otimizando seu trabalho e tempo de execução das atividades.

Confira algumas funcionalidades da ferramenta:

– entrega de conteúdo inteligente e preditivo: com blocos de conteúdo dinâmico para personalização, conteúdo preditivo baseado no Einstein (inteligência artificial da Salesforce) e triggers de evento predefinidos, os profissionais de marketing podem automatizar mensagens relevantes ao longo da jornada do cliente;

– acompanhar e otimizar as campanhas rapidamente: com relatórios e gráficos em tempo real, a empresa tem controle sobre as mensagens de campanhas e mensagens transacionais enviadas por e-mail. A plataforma conta com recursos integrados de testes A/B, inteligência preditiva integrada e as principais ferramentas de capacidade de entrega de e-mail;

– segmentação: avance na jornada do cliente com ferramentas de segmentação e automação do tipo drag-and-drop, impactando os usuários no momento certo. Além disso, é possível filtrar facilmente a base de assinantes para enviar mensagens de e-mail direcionadas conforme os diversos dados do cliente, incluindo todas as interações que tiveram com a marca.

Como você pôde comprovar, investir em campanhas de e-mail pode otimizar significativamente a comunicação da sua empresa com os clientes. Consequentemente, aumentam as vendas e a lucratividade.

Confira agora o conteúdo que fala sobre inteligência artificial e automação de marketing!

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